: Hoje é Dia da Espiga.


Desde pequena que adoro o Dia da Espiga. Não só pela espiga em si, que sempre achei um dos ramos de flores mais bonitos, mas por ser feriado aqui na minha zona. Durante a faculdade deixei de poder aproveitar esta pausa mas desde há dois anos atrás que voltei a ficar em casa nesta quinta-feira.

Este ano sabe duplamente melhor, visto que amanhã também não trabalho e isso significa umas mini-férias por terras do litoral alentejano (já estou a contar as horas!!). Por enquanto estou a dar uma volta à casa que já precisava de uma limpeza mais profunda e depois, se ainda tiver tempo, talvez vá apanhar a minha espiga para pendurar atrás da porta da cozinha.

Para quem nunca tinha ouvido falar desta tradição aqui estão os elementos da espiga e seus significados:

Espiga – pão;
Malmequer – ouro e prata;
Papoila – amor e vida;
Oliveira – azeite e paz; luz;
Videira – vinho e alegria
Alecrim – saúde e força.

Quem mais desse lado que pode aproveitar este feriado?

Comentários

  1. Por cá não temos esse dia, mas sabia-me pela vida uma fim de semana prolongado =)

    ResponderEliminar
  2. Que giro! Desconhecia completamente. Boas férias :D

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não conhecia, obrigada por esta partilha!
    Diverte-te muito nestas mini férias :)

    ResponderEliminar
  4. r: Muito obrigada! Pode ser que um dia deixe de ser um mero pensamento*

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia este feriado, mas parece ser uma tradição muito bonita.

    ResponderEliminar
  6. tão giroooo! :o

    r: oww, obrigada <3

    ResponderEliminar
  7. Nunca liguei a este tipo de dias. Ontem saí à rua e vi montes de gente com espiga e depois é que a minha sogra me enviou uma mensagem a dizer que era dia da Espiga e lá me explicou o que estava por detrás disso mas se ela não me tivesse dito eu provavelmente nem teria sabido que era dia da espiga eheh

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?