: [ Convergente ] de Veronica Roth

410 páginas

Este livro deixou-me com sentimentos bastante ambíguos. Por um lado gostei imenso do rumo que a história levou - apesar do final me ter deixado um pouco indignada - mas por outro não achei grande piada ao facto de existirem dois narradores. Entendo o porquê da autora o ter feito - tendo em conta o final - mas fez-me ficar algumas vezes confusa. Deu, no entanto, para perceber que o protagonista masculino não é o insensível que parece ser ao longo dos dois primeiros livros. Dá para ter uma visão mais completa dos seus pensamentos e sentimentos. Quando acabei o segundo livro nunca imaginei o que poderia vir aí. Este é, sem dúvida, um livro surpreendente. 

Gostei da saga num geral - apesar de esta não ser a minha saga preferida - e gostei, principalmente, do rumo que a história levou. As informações foram sendo reveladas ao longo dos três livros de um modo bastante coerente e que nos faz ansiar sempre por mais. O final é de partir o coração mas, ao mesmo tempo, mostra a força que temos dentro de nós para enfrentar a perda de alguém que nos é importante. 

Deixo-vos dois dos excertos que mais gostei:

«Olho através das janelas acima de mim. O céu está claro e pálido, com a mesma cor dos meus olhos. Há nele uma espécie de inevitabilidade, como se estivesse à minha espera desde sempre, talvez porque gosto de alturas enquanto outros as temem, ou talvez porque, depois de ter visto as coisas que vi, só me resta uma fronteira para explorar, a que paira acima da minha cabeça» (p. 148)

«Desde pequeno, sempre soube isto: a vida magoa-nos, a todos nós. Não podemos escapar aos seus danos. Mas, agora, estou também a aprender isto: o nosso coração pode ser consertado. Consertamo-nos uns aos outros.» (p. 410)


Está por aí mais algum leitor da saga Divergente?

Comentários

  1. Eu eu eu!! Tenho tive sentimentos ambiguos!! Por um lado adorei o final por outro não era bem isso que eu queria xD

    ResponderEliminar
  2. Ando ao tempo para começar o 1º! Estou a ganhar coragem, porque as sagas são sempre complicadas para mim, principalmente se achar que vou gostar, o que implica andar a ler durante noites seguidas, descansar pouco e gastar - mais do que devia - dinheiro em livros.

    Adorei o segundo excerto :)

    ResponderEliminar
  3. Discordo do segundo excerto.
    Avariamo-nos uns aos outros e o conserto fica quase sempre por nossa conta. :/

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não li nenhum dos livros da saga, estão na minha lista interminável de livros a ler x). Só vi os filmes até agora mas esses não devem fazer justiça aos livros como na maioria dos casos acontece

    ResponderEliminar
  5. r: ainda nao vi todos os episódios, mas falta pouco ja.

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha ouvido falar do livro.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. r: Eu sei que foste, andei atenta xb

    ResponderEliminar
  8. Ainda não li a saga, mas gostei da ultima citação que colocaste no post.

    ResponderEliminar
  9. Já li o segundo, falta-me este.
    Estou a morrer de curiosidade. :)

    ResponderEliminar
  10. Falta-me ler este... até agora tenho gostado, veremos. Sigo*

    ResponderEliminar
  11. Uma amiga minha tem os 3 e já disse que me deixava lê-los, em Setembro talvez o faça mesmo. Já li a Sinopse e já vi os filmes, dizem que os livros conseguem ser melhores então tenho mesmo essa curiosidade para ler!

    Já sei o que acontece no final deste e é normal ficar-se indignada!

    ResponderEliminar
  12. Nunca li esta saga, mas gostei dos excertos :)

    ResponderEliminar
  13. Os livros são muito melhores do que os filmes. Há incoerências brutais entre uns e outros. É de indignar. Estou para ver o que vão fazer em relação a este livro... Já ouvi dizer que o vão partir em duas partes; um e dois. Como fizeram com o HP.
    Quanto a este livro: adorei o facto de ter dois narradores, ficamos a perceber muito melhor o Tobias. E o final... O final. Eu li dez vezes para ter a certeza que aquilo estava mesmo a acontecer. E juro-te: que inteligência de reviravolta na história! Esta saga, no seu todo, é muito boa. Já leste o "Quatro"?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?