: [ No Anexo ] de Sharon Dogar

281 páginas

Todos conhecem o famoso Diário de Anne Frank certo?! Pois bem... Este é o livro que nos mostra - de forma semi ficcional - a visão do famoso rapaz, Peter Van Pels, que amou Anne Frank durante o tempo em que estiveram escondidos no anexo. A autora baseou-se em diversos livros, incluindo o próprio diário de Anne, para construir uma narrativa que fosse o mais fiel possível aos acontecimentos daquela época. 

É um livro de leitura rápida e onde se encontram bastantes pontes que ligam ao que sabemos pertencer ao diário de Anne. É, acima de tudo, um olhar diferente sobre quem foi realmente Anne Frank. Sei que o livro é apenas uma tentativa de reconstituição mas está tão bem escrito que dei por mim a sentir que todos aqueles pensamentos e conversas foram mesmo reais. Já sabia como iria acabar o livro mas, ainda assim, li-o ansiosa por saber o que traria o capítulo seguinte. A vida no anexo está descrita de forma semelhante aquela que Anne nos mostrou mas a vida no campo de extermínio, pelo olhar masculino, deixou-me boquiaberta. A autora foi tão fiel à época que parecia estar a viver lado a lado com todos aqueles homens. 

Deixo-vos, mais uma vez, um dos excertos que mais gostei:

«O mundo parece-me especial e maravilhoso. Um milagre: o som dos pássaros no castanheiro do lado de fora da janela, o Sol num céu azul, as folhas. Um destes dias hei de chegar cá acima e ver os rebentos abertos. Bem abertos, e eu não terei visto isso acontecer.
Sinto o sol na cara; vejo-o iluminar a pele no rosto da Anne. A luz cai numa barra sobre os seus olhos enquanto ela me lê o poema que escreveu acerca de amor e esperança.» (p. 182)

Comentários

  1. Não conhecia mas fiquei muito curiosa sobre o livro e vou procurá-lo ate porque li o Diário de Anne Frank e foi um livro muito importante para mim

    ResponderEliminar
  2. Olha, nunca tinha ouvido falar dele, mas vou sem dúvida ver se o encontro algures. Parece ser muito bom, e só a ideia já é excelente.

    ResponderEliminar
  3. Parece ser um livro super interessante, mesmo do tipo que gosto :p
    r: Sim, eu estou confiante! Muito obrigada :D

    ResponderEliminar
  4. Fiquei mesmo curiosa sobre o livro!! Mais um para a minha lista de livros a ler ;)

    ResponderEliminar
  5. Já o acrescentei à lista dos que quero comprar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?