: [ O que as crianças nos ensinam ] de Piero Perrucci



Este é daqueles livros que todos os pais, professores e educadores deveriam ler em algum momento da sua vida. De preferência antes de começar a lidar efectivamente com crianças. Numa das minhas muitas idas à biblioteca aqui da cidade, os meus olhos bateram neste livro. Eu, como defensora de que temos muito a aprender com as crianças, não resisti a trazê-lo. Foi a minha melhor decisão.

O escritor para além de psicólogo é pai de dois rapazes. E é como pai que eles nos escreve os vários capítulos. Em cada um deles conta-nos histórias da sua relação com a mulher, com os filhos e com o ambiente que os rodeia. Em cada um deles expõe-nos as suas fraquezas, medos, sentimentos e erros. Em cada um deles nos mostra como ser melhor pai, mãe, professor, educador. Como respeitar as crianças para sermos também respeitados. Alguns dos capítulos não me trouxeram novidades mas na grande maioria percebi o quão errada estava. Ler este livro ajudou-me a ser melhor e desde que terminei de o ler que sinto diferenças no meu trabalho. Pequenas coisas que alterei e que não podiam ter sido mais acertadas.

Escolher os melhores excertos era não dar ao livro o valor que este merece. Não podia seleccionar umas quantas frases e resumir o livro nessas palavras. Este livro merece ser lido do início ao fim. Com calma e tempo. Para pensarmos naquilo que estamos a ler e para revermos as nossas atitudes. Porque a verdade é que quando nos permitimos ouvir as crianças - para além da sua voz - aprendemos muito com elas!

Comentários

Enviar um comentário

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?