: Recados à Macaquinha [22]


Sabes, não quero ser daquelas mães que estão sempre a gritar. Não quero andar feita louca atrás de ti. Talvez venha a sê-lo, quem sabe. Mas conto contigo para me lançares um olhar desaprovador sempre que levantar o tom de voz para ti. Ou para alguém que seja. Porque a verdade é que não é assim que se trata quem quer que seja. Não é essa a imagem que quero passar a uma criança que ainda está a aprender tudo sobre o mundo. Quero que sejas alguém ponderado, capaz de fazer passar o seu ponto de vista sem usar os gritos para ser ouvida. Quero que saibas quando não vale a pena gastares a tua energia em lutas desnecessárias. Quero que saibas ouvir os outros. Quem sabe sentares-te lado a lado com alguém que acredita no oposto de tudo aquilo pelo que lutas. Espero que aprendas sobre o mundo olhando ao teu redor, experienciando, abrindo os teus horizontes. Espero que sejas calma e ponderada. Que não sintas necessidade de impôr os teus desejos acima de qualquer outro. Espero transmitir-te a calma necessária para lutar conscientemente por tudo aquilo que amas. Irei ralhar contigo, não te enganes. Mas tentarei não gritar contigo. Ou com o teu pai. Ou com qualquer outra pessoa que se cruze connosco. A vida não é feita de gritos. É feita dos silêncios certos na altura certa. Porque, filha, um silêncio é a coisa mais valiosa do mundo. Um dia irei ensinar-te tudo isso.

Comentários

  1. Já te disse mas volto a dizer; serás uma ótima mãe! :')

    ResponderEliminar
  2. Uma das nossas maiores qualidades é mesmo conseguirmos fazer chegar o nosso ponto de vista ao outro sem termos necessidade de gritar. Quando gritamos perdemos a razão toda e não tem qualquer lógica berrar para nos fazermos entender. É certo que todos temos os nossos limites e por vezes não conseguimos controlar a nossa exasperação, mas quando percebermos que é a argumentação que nos leva longe talvez deixemos de o fazer.
    Serás uma ótima mãe, não duvido!

    r: Excelente prenda :D a história por si só já é maravilhosa, mas naquele formato ganha logo outro encanto

    Concordo :)

    ResponderEliminar
  3. R: Eu também :P

    Os silêncios dizem muito :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante do post e do blog. Tornei-me seguidor :)

    http://culturadeescape.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro os recados que deixas para a tua "macaquinha". Sempre cheios de amor e de ternura. Serás uma óptima Mãe, não tenho quaisquer dúvidas.

    E que os gritos não sejam necessários nunca! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?