: É isto que eu quero!


Sou insegura em muita coisa - praticamente tudo! - mas a música não é uma delas. Nasci com música no corpo e se em pequena cantava a plenos pulmões, hoje ponho toda a alma nos instrumentos que adoro. Sei as minhas capacidades e fico frustrada quando bloqueio por coisas que não fazem sentido. Fico frustrada quando cometo o mesmo erro muitas vezes e não encontro forma de o corrigir. Quero sempre ser melhor. Porque sei que consigo. 

Faz agora um mês que comecei as aulas de violino e apesar de ainda estar muito verdinha também consigo ver o quanto evoluí. E foi por isso que me custou ter ficado presa em algo "simples" durante grande parte da aula. Eu sabia o que tinha de fazer mas os meus dedos paralisavam. Valeu o professor ser atento aos alunos e com um modo de ensino tranquilo. Mandou-me fazer as coisas devagar, sozinha, sem stress. Lá acabei por desbloquear e fazer as coisas ao ritmo normal com a habitual companhia dele a tocar comigo. Sempre que falhava suspirava e questionava-me interiormente porque raio me tinha metido naquilo. E via o meu professor rir-se. Porque sabe que começo sempre por torcer o nariz mas acabo por conseguir fazer os exercícios. Porque me diz que não vale a pena stressar porque normalmente faço as coisas à primeira. Porque me diz que para um mês de aulas estou a tocar bastante bem. E eu quero acreditar nele. Não só porque já me sinto mais à vontade com o violino, como ele me dá 4/5 exercícios por aula cada vez mais difíceis. Porque me pede para puxar pela cabeça no que diz respeito às escalas e arpejos "obrigando-me" a descobrir as coisas sozinha.

E eu, que com a música estou na minha praia, senti-me insegura pela primeira vez na aula de ontem. Obrigaram-me a sair da minha zona de conforto e fiz imensas coisas novas. Já estou longe daquelas aulas iniciais onde as únicas notas que tocava eram as das cordas soltas. Isto está a complicar e eu temo não ser boa o suficiente. Mas, no fundo, quero ser boa. Melhor. Não ambiciono ser a melhor. Quero apenas ser feliz com aquilo que conseguirei alcançar. Com o meu esforço. Quero tocar e sentir-me realizada. Quero cumprir um sonho. Este meu sonho. As coisas estão a complicar e é agora que tenho que mostrar o meu valor. Tenho que pôr as inseguranças de lado e olhar em frente. Treinar. Inspirar-me naqueles que nunca desistiram. 

Vou conseguir. Tenho que conseguir. 

Comentários

  1. Às vezes sinto-me frustrada quando em casa consigo fazer tudo direitinho e quando é para o prof. ver não acerto uma :/
    Temos andado a matutar no metrónomo, ontem finalmente fez-se luz assim do nada. Estava em casa a treinar uma música e do nada consegui acertar com as batidas do metrónomo. :D Aprender um instrumento seja ele qual for é tão giro!

    ResponderEliminar
  2. Claro que vais. A paixão pelo que fazemos é capaz de superar todas as dificuldades :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Quando saímos da nossa zona de conforto, é natural que as inseguranças sejam maiores, precisamente porque damos passos num caminho que não conhecemos.
    Vais conseguir, não duvido. Porque tens vontade, porque te dedicas e porque o teu amor à música é visível em todas as tuas palavras. Pode demorar, mas vais superar todas essas inseguranças e ser cada vez melhor!

    r: É mesmo :)

    ResponderEliminar
  4. A música é algo tão maravilhoso e valioso nas nossas vidas!

    ResponderEliminar
  5. Estares assim determinada já é meio caminho andado para seres bem sucedida! (;

    ResponderEliminar
  6. Claro que vais conseguir, boa sorteee!

    ResponderEliminar
  7. Nunca fui boa a tocar instrumentos musicais, o meu namorado toca guitarra e eu já tentei dar umas notas e sou um autêntico desastre. Violino desperta-me curiosidade, é um instrumento bastante elegante!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?