quarta-feira, junho 7

: A grande novidade aqui da casa!!

Um dos únicos critérios mais específicos que eu e o David tínhamos, quando começámos à procura de casas, foi ter um pátio ou ser um andar mais alto para podermos ter a varanda aberta, visto precisarmos de espaço para os bonsais dele. Esta casa foi das únicas que vimos e que correspondiam a este critério. O pátio não é gigante mas é o suficiente para acomodar o nosso pequeno jardim. Depois de termos arrumado todas as árvores do David vimos que sobrava algum espaço e surgiu-nos logo na ideia fazermos uma mini horta. Como o espaço não era muito lembrámo-nos de usar uma palete. Nestas últimas semanas decidimos também trazer morangueiros para o nosso pátio e, para isso, usámos a caleira que podem ver na imagem abaixo - por debaixo da prateleira


Ficam agora as fotos da renovação da palete que o David foi pintando com spray e da sua adaptação para canteiro. Para isso usámos uma tela específica de jardinagem - encontrámos no Aki - a qual foi pregada à madeira (ainda começámos por agrafar mas o agrafador deu problemas e então desistimos!) e posteriormente perfurada para que a terra respire e a água não fique lá acumulada.


Depois da palete montada fomos a uma loja agrícola mesmo por baixo da nossa casa e escolhemos o que iríamos plantar - tendo em atenção que o nosso pátio apanha pouquíssimo sol. O que veio connosco foi Alfazema (para dar cor e cheiro!), Pimentos, Alfaces, Hortelã (que já usei na receita que vos mostrei ontem!), Coentros, Salsa e Morangos.


Depois de termos decidido onde queríamos colocar o quê foi altura de se pôr a terra nos canteiros - comprada também numa grande superfície de bricolage -  e de plantar aquilo que tínhamos trazido. Já com tudo no local peguei num giz que aqui tinha em casa e escrevi o nome de cada produto na parte preta, especialmente pensada para isso. O resultado final foi este:


Estamos muito contentes com o novo espaço do nosso pátio - principalmente o David visto que o trabalho mais pesado foi todo dele - e estamos super curiosos para ver o desenvolvimento da nossa pequena horta citadina!
Obra aprovada??

12 comentários:

  1. Que engenhosos! :D Adorei a ideia de identificar cada canteiro, fica com um ar Pinterest :)
    Quando tiver uma casa minha também gostava muito ter um cantinho para pelo menos umas ervas aromáticas.

    r: Comprámos o peitoral/arnês do nosso Bóris ao treinador, é da marca DogTools e acho que para além de encomendares online também existe uma loja física em Cascais. Também online conheço os peitorais da Tail Wag que funcionam da mesma maneira, com a argola no peito. Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso!
    Se bem que a ausência de Alecrim, Tomilho e o docemente frágil Manjericão deveria ser colmatado :)

    ResponderEliminar
  3. FICOU TÃO GIROOOOO!!!! até os nomes das plantas estão queridos!

    r: yaaay! obrigada! :D

    ResponderEliminar
  4. As plantas são uma prisão maior do que os animais.
    Também tenho um terraço enorme, e apesar de morar num 2º andar, tenho imensas plantas e cheguei a ter duas oliveiras. Ainda conservo duas árvores ornamentais e um loureiro, tenho algumas ervas aromáticas e chás, mas este ano comecei a reduzir. Tenho rega automática gota-a-gota, mas não é o mesmo que regar de regador e nas férias era sempre um problema... para não falar no lixo que fazem. As rosas abrem de manhã e à tarde estão espalhadas pelo chão e com as folhas que vão caindo, entopem o escoamento da varanda e se vem uma tempestade de primavera/verão, ficamos com a casa inundada.
    Mas o verde dá um ar campestre à casa.

    ResponderEliminar
  5. r: eu acho que é uma coisa que vem com o tempo - ou fica-se mais solto e vai-se sem saber bem por onde, ou fica-se mais perfecionista e quer-se tudo bem planeadinho. :)

    ResponderEliminar
  6. Que excelente ideia! Ficou muito giro! :)
    Uma forma de aprendermos a cultivar, poupar uns trocos e ainda dá outro ambiente à casa!

    ResponderEliminar
  7. wow! super gira e prática essa floreira com a palete. já pensei fazer uma mas nunca comecei :S vou guardar este post nos favoritos para futura referência quando quiser meter mãos à obra!

    ResponderEliminar

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?