segunda-feira, março 19

: Seis estereótipos que senti enquanto música.

No final da atuação da escola de música.

Não vou falar por todos os músicos - porque cada um terá a sua experiência - mas a verdade é que nestes dezoito anos senti algumas coisas que não gostei e que nunca fizeram sentido para mim. 

1 - Diziam muitas vezes que eu era músico. Faz confusão a algumas pessoas o facto do feminino de músico ser música, porque "música" é aquilo que se toca. Muitas das vezes tratavam-me no masculino e foi algo que eu sempre detestei. Sou música e toco música, não há motivos para confusão.

2 - Sabes tocar piano e violino? Então só deves gostar de música clássica. Gosto de música clássica, sim. Curiosamente até é o estilo musical que melhor toco. Mas o meu gosto musical é bem mais amplo e oiço quase tudo. 

3 - Sabes tocar piano? Fazes casamentos e batizados? Acho que este ponto foi aquele que mais ouvi. Como se todos os músicos fossem obrigados a atuar em copos de água e festinhas. Curiosamente eu nem gosto muito de atuar em público e só agora comecei a gostar de tocar em frente a muitas pessoas. Sempre gostei da música por me fazer sentir livre e por me aquecer o coração. Sempre gostei de sentir os meus dedos a deslizar pelas teclas e agora pelas cordas. Fazê-lo em frente a muitas pessoas nunca foi o que mais gostei.

4 - Tocar x instrumento é fácil, queres ver? Isto acontecia-me especialmente com o piano. Tinha o meu teclado no quarto e algumas pessoas faziam questão de me dar um "concerto" sem sentido algum. Tocavam nas teclas ao calhas e fingiam que percebiam alguma coisa daquilo. Lamento, não era música... era só barulho. 

5 - Sabes tocar instrumentos? Ensinas-me? Hum... não. Não que eu seja egoísta mas a verdade é que nem todos os músicos são bons professores. Eu, por exemplo, não sou. Não tenho paciência para explicar mil vezes a mesma coisa (o que é bastante irónico, tendo em conta a minha profissão). A verdade é que a maioria das pessoas, hoje em dia, não quer aprender a teoria e quer passar logo para a prática. O problema é que não funcionam uma sem a outra.

6 - És música? Então toca lá a música x! Eu não sou o youtube nem o programa dos discos pedidos. Eu nem sei todas as músicas e mesmo que as saiba não significa que as consiga tocar de imediato, assim que me pedem. Até tenho bom ouvido mas não vamos exagerar.

Os piores comentários ouvi-os de pessoas da minha idade, quando andava no secundário. Durante muito tempo escondi que tinha aulas de música porque já sabia que ia ouvir bocas às quais não me apetecia estar sempre a responder. Da única vez que me viram com os meus livros de música tive que responder a mil e uma perguntas, a maioria delas sem sentido. Não foi fixe. Aprender um instrumento foi o que me ajudou a superar muitos dos meus medos e foi o que me ajudou a criar rotinas e disciplina. Senti tanta falta disso que depois de uns seis anos de pausa voltei às minhas rotinas e decidi desafiar-me num novo instrumento. A música faz bem a todos. Ouvir comentários negativos não. Dispenso-os, obrigada.

Contem-me... Tocam algum instrumento? Gostavam de saber tocar algum instrumento?

8 comentários:

  1. Nunca aprendi a tocar nenhum instrumento mas adoro música!
    Gostava de saber tocar alguma coisa... há uns anos ofereci uma viola ao meu marido. Quem sabe não me entusiasmo um dia destes e até me dedico a aprender? :)

    ResponderEliminar
  2. As pessoas, às vezes, não têm mesmo noção que o que dizem pode ser perturbador e sem sentido para quem ouve :P

    ResponderEliminar
  3. As pessoas pegam em tudo para provocar e mandar bocas, chega a ser surreal u.u
    Adorava saber tocar violino, piano, harpa e bateria. Um dia, quem sabe :)

    ResponderEliminar
  4. na verdade, o feminino de músico é músico! mas também acho estranho! ahahah " A verdade é que a maioria das pessoas, hoje em dia, não quer aprender a teoria e quer passar logo para a prática." ISTO E O PONTO 4 SÃO TÃOOOOO VERDADE!!! SOCORRO!

    r: ewww frutos vermelhos tem o pior cheiro do mundo!

    ResponderEliminar
  5. É incrível como as pessoas criam determinadas imagens de certos conceitos e depois manifestam esses disparates -.-
    Adorava saber tocar guitarra e piano!

    ResponderEliminar
  6. Ai, ri-me tanto com as dos casamentos e baptizados xD que gente totó! ahah

    ResponderEliminar
  7. Em todas as profissões há uns certos estereotipos que são tão irritantes. E que não fazem sentido nenhum
    Respondendo à tua pergunta, eu não toco nenhum instrumento, sou um completo desastre...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não toco, mas até não me importava de aprender piano ou guitarra clássica, gosto muito :)
    As pessoas não têm mesmo noção das coisas e fazem comentários absolutamente estúpidos e sem nexo nenhum...

    ResponderEliminar

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?