quarta-feira, junho 13

: [ A rapariga de papel ] de Guillaume Musso


Sinopse: Há apenas alguns meses, Tom Boyd era um escritor famoso em Los Angeles, apaixonado por uma célebre pianista. Mas na sequência de uma separação demasiado pública, fechou-se em casa, sofrendo de bloqueio artístico e tendo como única companhia o álcool e as drogas. Certa noite, uma desconhecida aparece em sua casa, uma mulher linda e completamente nua. Diz ser Billie, uma personagem dos romances dele, que veio parar ao mundo real devido a um erro de impressão do seu livro mais recente. A história é uma loucura, mas Tom acaba por acreditar que aquela deve ser de facto a verdadeira Billie. E ela quer fazer um acordo com ele: se ele escrever o seu próximo romance, ela poderá regressar ao mundo da ficção. Em troca, ele ajuda-a a reconquistar a sua amada Aurore. O que tem ele a perder?

Opinião: Este é um livro de leitura fácil, ótimo para uma ida à praia ou para um serão em casa. Aborda, de forma não muito profunda, diversas temáticas que nos deixam a pensar: drogas, vidas em bairros sociais, armas, homícidos. Por outro lado fala de amizades que resistem ao passar dos anos, de amor, de segundas oportunidades, de paixões que nos arrebatam e que nos levam a perdoar até a maior das traições. Adorei a personagem de Billie, a sua personalidade, a sua importância no decorrer de toda a história. É, muito provavelmente, a personagem com mais peso para a vida do protagonista. Gostei do facto do livro não se cingir à visão de um personagem, alternando entre várias personagens e mostrando diferentes visões. As descrições dos locais são tão pormenorizadas que mesmo nunca tendo lá ido quase que me conseguia transportar para lá. Quase no final da narrativa há uma reviravolta que, confesso, não esperava mas que deu muito mais sentido a tudo aquilo que o autor escreveu. Foi um livro que me cativou e que recomendo a quem goste de romances não convencionais!

7 comentários:

  1. Conheço o autor, mas confesso que nunca li nada dele, nunca me cativou muito, mas fiquei curioso =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  2. Tenho esse livro aqui em casa para ler ;)

    ResponderEliminar
  3. Parece ser interessante :) uma personagem que salta fora do livro é... diferente!

    ResponderEliminar
  4. A sinopse cativou-me completamente pela sua originalidade. E a tua opinião aumentou a minha curiosidade. Já o adicionei à minha lista :)

    r: Muito, muito obrigada, minha querida. É mesmo gratificante receber esse feedback <3

    ResponderEliminar
  5. Parece realmente um bocado louco, mas interessante :) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia o livro de todo, mas confesso que fiquei bastante curiosa :)

    ResponderEliminar

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?